Vilmabel Soares, NA MÍDIA


<<< Vilmabel Soares, NA MÍDIA>>> Posicione e Arraste o Mouse

quinta-feira, 16 de julho de 2015

A Arte de Aprender Matemática Brincando e com Arteterapia




www.vilmabelsoares.com.br



A Arte de Aprender Matemática brincando e com Arteterapia

                                  

                                          
                                   R
                                                       
                                   E
            M A T E M Á T I C A
                                   E
                                   R
                                   A
                                   I     
                                  A

             
                               

Atendimento individual e em pequenos grupos para alunos do ensino fundamental. Agendamento pelo contato: (53) 99525859 (53) 81204615 - Clinica Arthermysa - /www.clinicaarthemysa.com.br/

Facilitadora: Professora de Matemática, Vilmabel Soares – Escritora da Editora Vozes, Arteterapeuta e Educadora Brinquedista.
                       
                                  
APRENDENDO MATEMÁTICA COM ARTETETERAPIA

APRESENTAÇÃO: O projeto está em execução desde o ano de 2004 quando foi implementado em sala de aula junto a disciplina de Matemática pela professora Vilmabel Soares.
O projeto vem se aprimorando a partir do aperfeiçoamento dos estudos e práticas pela arteterapeuta, as quais foram fonte inspiradora para intitulação da professora de matemática Vilmabel Soares tornar-se em 2010, escritora da Editora Vozes, autora dos livros: 1) Práticas Pedagógicas Vivenciais – Exercícios Práticos para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal e inteligências múltiplas; 2) Dinâmicas de Grupos e Jogos – Psicodrama, Expressão Corporal, Criatividade, Meditação e Artes; 3) Saúde e Bem Estar na Escola – em breve publicado pela Editora Vozes.
O Projeto foi criado para facilitar o aprendizado de Matemática no ensino fundamental visando três pontos críticos:
1)      A falta de interesse dos alunos pelo aprendizado devido ao desconhecimento da origem dos conteúdos e sua aplicabilidade na vida humana.
2)      Dificuldades de aprendizado oriundas de aspectos afetivo, social e emocional.
3)      Limitações para assimilar os conteúdos devido à falta de visualização concreta, a qual compromete na transição dos estágios: Operatório – operatório concreto – operatório abstrato (Piaget).
4)      E por último, o mito de que aprender matemática é difícil, crença negativa esta que é transgeracional.

A Arteterapia através de suas práticas vivenciais traz soluções salutares aos pontos críticos acima citados facilitando a construção do aprendizado de maneira que:

1)      Desperta a atenção e curiosidade do aluno para o aprendizado através da História da Matemática, a qual conta a necessidade da criação da Matemática na vida humana e de cada conteúdo visto até os dias de hoje – Hora do Conto com História da Matemática.

2)      Proporciona aos alunos exercícios de meditação, dinâmicas de grupos, jogos, práticas pedagógicas vivenciais que trabalham: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, os quais trazem soluções a problemas tais como: déficit de atenção, hiperatividade, baixo autoestima, falta de sociabilidade, entre outros.

3)      Proporciona vivencias de expressões artísticas e criativas que facilitarão ao aluno a construção do seu próprio aprendizado que auxiliará na transição dos estágios cognitivos por processo de assimilação e acomodação (Teoria da Construção do Aprendizado segundo Piaget).
CRIA => VISUALIZA => ASSIMILA => ACOMODA => CONSTRÓI O NOVO conhecimento!

4)      Desmistifica a crença de que aprender matemática é um bicho de sete cabeças através da arteterapia.

OBJETIVO: O projeto visa facilitar e ampliar a capacidade de aprendizado dos alunos brincando e com vivencias em arteterapia

TÉCNICAS: Práticas vivenciais em arteterapia tais como: Meditação, exercícios de relaxamento, expressão corporal, visualizações mentais positivas, práticas pedagógicas vivenciais, dinâmicas de grupos, jogos, expressões artísticas e criativas.

METODOLOGIA: O atendimento é realizado em sala de aula de forma individual e em pequenos grupos de no máximo oito alunos da mesma série com duração de uma hora e trinta minutos cada atendimento, seja individual ou no coletivo.

PERÍODO: A partir do 2º semestre do ano de 2015.

PÚBLICO-ALVO: Alunos das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e 1º ano do Ensino médio.

INVESTIMENTO:
Recurso Humano: Vilmabel Soares, professora de Matemática, Escritora da Editora Vozes, Pós-graduada em Arteterapia pelo Instituto da Família de Porto Alegre e Educadora Brinquedista.

Atendimento individual: R$ 60 atendimento 

Atendimento em grupo (no máximo 4 participantes da mesma série), duas vezes por semana:  R$ 150 por cada participante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário