Vilmabel Soares, NA MÍDIA


<<< Vilmabel Soares, NA MÍDIA>>> Posicione e Arraste o Mouse

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES

Facilitadora:  Vilmabel Soares - Professora, Escritora da Editora Vozes, Especialista em Práticas Pedagógicas, Formanda em Arteterapia, Consultora Líder em Orientação Pedagógica da Orgplural -  http://www.educando.orgplural.org/. Autora dos livros: "Práticas Pedagógicas Vivenciais" e "Dinâmicas de Grupos e Jogos".  Editora Vozes.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br


FORMAÇÃO PEDAGÓGICA  DE FÉRIAS PARA PROFESSORES


1. Curso: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISITANDO AS ESCOLAS

2. Objetivo: O Projeto tem o objetivo de inovar a educação levando até as escolas orientação profissional e recurso material didático-pedagógico para facilitar aos professores, através dos livros à prática, para um melhor relacionamento interpessoal entre professor-aluno e aluno-aluno, bem como o crescimento e desenvolvimento dos alunos nos diversos aspectos: emocional, afetivo e social através da Educação Formativa Comportamental que forma: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento; além de trabalhar com o despertar da empatia dos professores pelos seus alunos e dos alunos pelos professores, como também em busca de inovação cada vez maior à educação, o projeto tem também como objetivo pesquisar o desempenho dos professores quanto a Inteligência Emocional nos aspectos:
Relacionamento Intrapessoal (autoconhecimento, autodomínio e automotivação);
Relacionamento Interpessoal (aceitação, empatia e valorização).

3. Data Início: 2º semestre de 2013 ou 1o semestre de 2014.

4. Local: Escolas municipais, estaduais e particulares.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br 

5. Público Alvo: Corpo docente dos anos iniciais do Ensino Básico e 5o séries do Ensino Fundamental das escolas.

6. Justificativa: O projeto foi construído com o intuito de como melhorar o relacionamento interpessoal entre professor-aluno e aluno-aluno em sala de aula de maneira que os professores chamem a atenção destes alunos ao aprendizado sem ter que obriga-los, ao contrário, que estes se sintam incentivados a aprender ao passo que forem trabalhados nos aspectos: afetivo, emocional e social, através de dinâmicas de grupo.  Esse trabalho contribuirá em especial para trazer soluções que tanto afligem aos professores no decorrer do ano letivo, tais como:
a) Falta de atenção e interesse dos alunos pelo aprendizado;
b) Inversão de valores;
c) Indisciplina quanto às atitudes dos alunos pelos professores e colegas, entre outras.

7. Conteúdo programático:
a) Abertura: Apresentação e integração dos facilitadores e professores. (10 minutos)
b) Apresentação das obras e distribuição. (30 minutos)
c) Mesa Redonda - Debate entre professores e escritora: A importância das Práticas Pedagógicas nas escolas e sugestões que os educadores devem tomar para facilitar o processo ensino-aprendizagem. (50 minutos).
d) Vivência de dinâmicas de grupo que facilitarão aos alunos à Educação Formativa Comportamental: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento. (40 minutos).
e) Vivência de dinâmicas de grupo e jogos para despertar nos educadores a empatia pelo grupo. (40 minutos).
f) Aplicação e discussão de um questionário-pesquisa para o estudo da Inteligência Emocional quanto ao desempenho dos professores quanto ao relacionamento entre aluno-aluno e professor- Aluno, nos aspectos: autoconhecimento, autodomínio, automotivação, aceitação, empatia e valorização (40 minutos).
g) Fechamento: 1) Palestra para conscientização e sensibilização para o desenvolvimento de relações interpessoais “Relações entre Professores e Alunos e Eficiência pedagógica” 2) Sessão de Autógrafos e 3) coffe-breack.  (30 minutos).

8. Metodologia:
O Projeto será executado de maneira teórico e vivencial:
•             Teórico – Será distribuído com mais de 160 (cento e sessenta) dinâmicas de grupo, os dois exemplares da professora e escritora, Vilmabel Soares – Práticas Pedagógicas Vivenciais e Dinâmicas de Grupos e Jogos a todos os professores e supervisores dos anos iniciais de 1º ao 4º ano do Ensino Básico e 5º séries do Ensino Fundamental de todas as escolas.
•             Prático – Será facilitado pela educadora, Vilmabel Soares, aos professores de maneira vivencial, diversas dinâmicas que compõe os dois livros, as quais do livro Práticas Pedagógicas Vivenciais são totalmente voltadas para trabalhar com o desenvolvimento e crescimento da criança e do adolescente, enquanto que as dinâmicas do livro Dinâmicas de Grupos e Jogos são voltadas para o desenvolvimento da empatia do aluno pelo professor e do professor pelo aluno, como também sugestões para os professores se tornarem facilitadores do processo ensino-aprendizagem juntamente a Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire), enfatizando a Inteligência Emocional nas relações interpessoais (relação aluno-aluno e professor-aluno), nos diversos aspectos:
•             Relacionamento Intrapessoal (autoconhecimento, autodomínio e automotivação);
•             Relacionamento Interpessoal (aceitação, empatia e valorização).


1.  Curso: EDUCAÇÃO FORMATIVA COMPORTAMENTAL

2. Objetivo: A proposta do Curso Educação formativa Comportamental é inovadora e vivencial que tem como objetivos:
1) Orientar para o desenvolvimento e crescimento do público infanto-juvenil (8 a 12 anos) nos aspectos: físico, emocional, psíquico, social e afetivo;
2) Orientar para  à Educação Formativa Comportamental dos alunos: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas/potencialidades e autoconhecimento;
3) Facilitar o processo ensino-aprendizagem tornando o professor líder de seus alunos usufruindo de sua empatia por estes.

3. Data Início: 2º semestre de 2013 ou 1o semestre de 2014.

4. Local:  Escolas municipais, estaduais e particulares.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br 

5. Público Alvo: Infanto-juvenil.

6. Justificativa: O curso foi construído com o intuito de chamar a atenção dos alunos para o aprendizado sem ter que obriga-los através do facilitar do desenvolvimento e crescimento humano trabalhando com a Educação Formativa Comportamental: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento.

7. Técnicas: Exercícios de psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes.

8. Metodologia:
O curso Educação Formativa comportamental será facilitado através de vivencias de expressões corporais e expressões artísticas baseados nos guias completos: "Práticas Pedagógicas Vivenciais - exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento".  Vilmabel Soares. Editora Vozes/RJ e " Dinâmicas de Grupo e Jogos - Psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes". Vilmabel Soares. Editora Vozes.




ONDE ADQUIRIR?

LIVRARIA RELATIVA

LIVRARIA FOLHA DE SÃO PAULO

http://www.livrariagalileu.com.br/home/pesquisa.asp?str_pesq=SOARES%20,%20VILMABEL&cmb_pesq=Autor&origem=detalheLIVRARIA GALILEU

Portugal:

1.  Curso: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

2. Objetivo: A proposta do Curso é inovadora e vivencial que tem como objetivos despertar no participante: sonhos, inteligências múltiplas, inteligência emocional (inteligência interpessoal e inteligência intrapessoal) e autoconhecimento. Abordagens que levarão o ser humano a se descobrir despertando habilidades inatas e desenvolver competências/talentos/inteligências múltiplas.

3. Data Início: 2º semestre de 2013 ou 1o semestre de 2014.

4. Local:  Escolas municipais, estaduais e particulares.
Podemos ir até sua escola também!
Contato: vosgg@bol.com.br   vilmabel@comexsystem.com.br 

5. Público Alvo: Infanto-juvenil.

6. Justificativa: O curso foi construído com o intuito de orientar o aluno para sua vocação conforme suas capacidades e sonhos.

7. Técnicas: Exercícios de psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes.

8. Metodologia:
O curso Orientação Vocacional será facilitado através de vivencias de expressões corporais e expressões artísticas baseados nos guias completos: "Práticas Pedagógicas Vivenciais - exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento".  Vilmabel Soares. Editora Vozes/RJ e " Dinâmicas de Grupo e Jogos - Psicodrama, expressão corporal, criatividade, meditação e artes". Vilmabel Soares. Editora Vozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário