http://www.escoladainteligencia.com.br/santa-isabel-investe-na-educacao-emocional-das-criancas/
“Pedagogia na PRÁTICA
Dentro da atmosfera de educação formal, o peso das expectativas de desempenho do rendimento escolar inibe os processos criativos. O medo de errar e o compromisso com o êxito nas notas estimulam o aluno a percorrer os caminhos sugeridos pelo sistema. No entanto, nos espaços de educação informal, por exemplo: PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, as opções criativas podem provocar o despertar/ surgimento de habilidades que expressem talentos pessoais, apontando diretrizes para o enfoque da vocação de cada ser, na sua realização pessoal e no futuro em sua realização profissional.
Atualmente, o ensino no sistema educacional é trabalhado basicamente em duas inteligências, das nove Inteligências Múltiplas (Gardner) que o ser humano possa desenvolver: linguística verbal e lógico-matemática. Entretanto, mesmo as disciplinas de Educação Física e Educação Artística, as quais facilitam a maior expressividade de habilidades do aluno e que estariam mais propícias para o despertar das demais inteligências, porém estão muito comprometidas com o sistema educacional como as demais disciplinas que têm grade curricular a cumprir, trabalhos a serem feitos e avaliações exigidas para cumprimento do sistema educacional.
Na metodologia de ensino de nossos ancestrais – Método Gestão de Talentos – em algumas culturas antigas as profissões eram passadas da seguinte forma: os avós incentivaram as crianças as diferentes tarefas. Após constatar o que elas tinham mais facilidade de fazer, esse era considerado como principal talento. Logo, encaminhavam essa criança para um mestre desse mesmo talento, o qual passava a praticar tal atividade com satisfação – missão evolutiva com seu mestre. Não havia conceito de trabalho. Exercer o que temos aptidão é transcender, é cumprimento de missão, é exercer a vocação – é ser feliz!
Portanto, como facilitadora do processo ensino-aprendizagem sugiro Práticas Pedagógicas Vivenciais [PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS], vivencias essas que permitem ao indivíduo brincar, sentir, se expressar, criando e despertando suas Inteligências Múltiplas1)espacial, 2)pictórica, 3)musical, 4)corporal, 5 e 6)emocional – interpessoal e intrapessoal, 7) naturalista, 8) Verbal 9) lógico-matemática, além de desenvolver suas virtudes.” (Práticas Pedagógicas Vivenciais, pág. 20 e 21)
FONTE: Livro “Práticas Pedagógicas Vivenciais – Exercícios para
trabalhar: Valores, atitudes, afetividade, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas, autoconhecimento e autoestima”.Vilmabel Soares. 3º Edição. Editora Vozes/Petrópolis/RJ.
2014.
Onde adquirir: www.espacobelartes.com.br/ livros
“Pedagogia na PRÁTICA
Dentro da atmosfera de educação formal, o peso das expectativas de desempenho do rendimento escolar inibe os processos criativos. O medo de errar e o compromisso com o êxito nas notas estimulam o aluno a percorrer os caminhos sugeridos pelo sistema. No entanto, nos espaços de educação informal, por exemplo: PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, as opções criativas podem provocar o despertar/ surgimento de habilidades que expressem talentos pessoais, apontando diretrizes para o enfoque da vocação de cada ser, na sua realização pessoal e no futuro em sua realização profissional.
Atualmente, o ensino no sistema educacional é trabalhado basicamente em duas inteligências, das nove Inteligências Múltiplas (Gardner) que o ser humano possa desenvolver: linguística verbal e lógico-matemática. Entretanto, mesmo as disciplinas de Educação Física e Educação Artística, as quais facilitam a maior expressividade de habilidades do aluno e que estariam mais propícias para o despertar das demais inteligências, porém estão muito comprometidas com o sistema educacional como as demais disciplinas que têm grade curricular a cumprir, trabalhos a serem feitos e avaliações exigidas para cumprimento do sistema educacional.
Na metodologia de ensino de nossos ancestrais – Método Gestão de Talentos – em algumas culturas antigas as profissões eram passadas da seguinte forma: os avós incentivaram as crianças as diferentes tarefas. Após constatar o que elas tinham mais facilidade de fazer, esse era considerado como principal talento. Logo, encaminhavam essa criança para um mestre desse mesmo talento, o qual passava a praticar tal atividade com satisfação – missão evolutiva com seu mestre. Não havia conceito de trabalho. Exercer o que temos aptidão é transcender, é cumprimento de missão, é exercer a vocação – é ser feliz!
Portanto, como facilitadora do processo ensino-aprendizagem sugiro Práticas Pedagógicas Vivenciais [PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS], vivencias essas que permitem ao indivíduo brincar, sentir, se expressar, criando e despertando suas Inteligências Múltiplas1)espacial, 2)pictórica, 3)musical, 4)corporal, 5 e 6)emocional – interpessoal e intrapessoal, 7) naturalista, 8) Verbal 9) lógico-matemática, além de desenvolver suas virtudes.” (Práticas Pedagógicas Vivenciais, pág. 20 e 21)
FONTE: Livro “Práticas Pedagógicas Vivenciais – Exercícios para
trabalhar: Valores, atitudes, afetividade, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas, autoconhecimento e autoestima”.Vilmabel Soares. 3º Edição. Editora Vozes/Petrópolis/RJ.
2014.
Onde adquirir: www.espacobelartes.com.br/
Referências Bibliográficas:
Práticas Pedagógicas Vivenciais. Editora Vozes. Vilmabel Soares. Livro INDICADO pelo PORTAL do PROFESSOR do MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664
Livro - Jogos Para Estimulação Das Multiplas Inteligencias
Neste manual, Celso Antunes propõe mais de trezentos e trinta jogos ou propostas de estímulos para trabalharmos as inteligências lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista, pictória e as inteligências pessoais. É uma obra destinada a professores, estudantes de magistério e pedagogia, psicólogos, psicopedagogos, diretores, orientadores educacionais, pais e profissionais de RH.
<<<Adquira os livros autografados pela autora aqui>>>
Nenhum comentário:
Postar um comentário