<<< Currículo Vilmabel Soares>>>
quarta-feira, 8 de abril de 2015
sexta-feira, 3 de abril de 2015
quarta-feira, 25 de março de 2015
WORKSHOP LABORATÓRIO JOVEM ESCRITOR
E V E N TO W O R K S H O P J O V E M E S C R I T O R
VAMOS ATÉ SUA ESCOLA! AGENDE UMA VISITA!
Metodologia: Práticas vivenciais.
Duração: O Laboratório Jovem Escritor tem duração de três horas por dia, podendo ser realizado durante uma semana por mês de segunda-feira a sexta-feira cada módulo ou uma vez por semana. Duração de 45 horas no total. No máximo oito participantes por turma.
Público-alvo: Crianças e adolescentes interessados em escrever sua própria obra. No máximo doze participantes por grupo.
Recurso: Sala ampla sem carteiras.
Contribuição: Um brinquedo novo ou usado para doação em orfanato.
Facilitadora: Vilmabel Soares, a menina que brincava de escrever e fabricar livros, hoje escritora da Editora Vozes, Educadora Brinquedista e Arteterapeuta. Autora do livro: "Práticas Pedagógicas Vivenciais. 3o Edição. Editora Vozes/Petrópolis" - INDICADO no Portal do professor do MEC - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664
Agende o dia do evento em sua escola escrevendo-nos para o email: vilmabel@espacobelartes.com.br ou pelo Cel.: (53) 99525859
Visite também: www.vilmabelsoares.com.br e www.escritoreseleitores.com.br/vozes
Equipe Produção Cultural Portal Escritores Vozes
quinta-feira, 19 de março de 2015
quarta-feira, 18 de março de 2015
PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (07 a 14 anos)
http://www.escoladainteligencia.com.br/santa-isabel-investe-na-educacao-emocional-das-criancas/
“Pedagogia na PRÁTICA
Dentro da atmosfera de educação formal, o peso das expectativas de desempenho do rendimento escolar inibe os processos criativos. O medo de errar e o compromisso com o êxito nas notas estimulam o aluno a percorrer os caminhos sugeridos pelo sistema. No entanto, nos espaços de educação informal, por exemplo: PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, as opções criativas podem provocar o despertar/ surgimento de habilidades que expressem talentos pessoais, apontando diretrizes para o enfoque da vocação de cada ser, na sua realização pessoal e no futuro em sua realização profissional.
Atualmente, o ensino no sistema educacional é trabalhado basicamente em duas inteligências, das nove Inteligências Múltiplas (Gardner) que o ser humano possa desenvolver: linguística verbal e lógico-matemática. Entretanto, mesmo as disciplinas de Educação Física e Educação Artística, as quais facilitam a maior expressividade de habilidades do aluno e que estariam mais propícias para o despertar das demais inteligências, porém estão muito comprometidas com o sistema educacional como as demais disciplinas que têm grade curricular a cumprir, trabalhos a serem feitos e avaliações exigidas para cumprimento do sistema educacional.
Na metodologia de ensino de nossos ancestrais – Método Gestão de Talentos – em algumas culturas antigas as profissões eram passadas da seguinte forma: os avós incentivaram as crianças as diferentes tarefas. Após constatar o que elas tinham mais facilidade de fazer, esse era considerado como principal talento. Logo, encaminhavam essa criança para um mestre desse mesmo talento, o qual passava a praticar tal atividade com satisfação – missão evolutiva com seu mestre. Não havia conceito de trabalho. Exercer o que temos aptidão é transcender, é cumprimento de missão, é exercer a vocação – é ser feliz!
Portanto, como facilitadora do processo ensino-aprendizagem sugiro Práticas Pedagógicas Vivenciais [PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS], vivencias essas que permitem ao indivíduo brincar, sentir, se expressar, criando e despertando suas Inteligências Múltiplas1)espacial, 2)pictórica, 3)musical, 4)corporal, 5 e 6)emocional – interpessoal e intrapessoal, 7) naturalista, 8) Verbal 9) lógico-matemática, além de desenvolver suas virtudes.” (Práticas Pedagógicas Vivenciais, pág. 20 e 21)
FONTE: Livro “Práticas Pedagógicas Vivenciais – Exercícios para
trabalhar: Valores, atitudes, afetividade, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas, autoconhecimento e autoestima”.Vilmabel Soares. 3º Edição. Editora Vozes/Petrópolis/RJ.
2014.
Onde adquirir: www.espacobelartes.com.br/ livros
“Pedagogia na PRÁTICA
Dentro da atmosfera de educação formal, o peso das expectativas de desempenho do rendimento escolar inibe os processos criativos. O medo de errar e o compromisso com o êxito nas notas estimulam o aluno a percorrer os caminhos sugeridos pelo sistema. No entanto, nos espaços de educação informal, por exemplo: PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, as opções criativas podem provocar o despertar/ surgimento de habilidades que expressem talentos pessoais, apontando diretrizes para o enfoque da vocação de cada ser, na sua realização pessoal e no futuro em sua realização profissional.
Atualmente, o ensino no sistema educacional é trabalhado basicamente em duas inteligências, das nove Inteligências Múltiplas (Gardner) que o ser humano possa desenvolver: linguística verbal e lógico-matemática. Entretanto, mesmo as disciplinas de Educação Física e Educação Artística, as quais facilitam a maior expressividade de habilidades do aluno e que estariam mais propícias para o despertar das demais inteligências, porém estão muito comprometidas com o sistema educacional como as demais disciplinas que têm grade curricular a cumprir, trabalhos a serem feitos e avaliações exigidas para cumprimento do sistema educacional.
Na metodologia de ensino de nossos ancestrais – Método Gestão de Talentos – em algumas culturas antigas as profissões eram passadas da seguinte forma: os avós incentivaram as crianças as diferentes tarefas. Após constatar o que elas tinham mais facilidade de fazer, esse era considerado como principal talento. Logo, encaminhavam essa criança para um mestre desse mesmo talento, o qual passava a praticar tal atividade com satisfação – missão evolutiva com seu mestre. Não havia conceito de trabalho. Exercer o que temos aptidão é transcender, é cumprimento de missão, é exercer a vocação – é ser feliz!
Portanto, como facilitadora do processo ensino-aprendizagem sugiro Práticas Pedagógicas Vivenciais [PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS], vivencias essas que permitem ao indivíduo brincar, sentir, se expressar, criando e despertando suas Inteligências Múltiplas1)espacial, 2)pictórica, 3)musical, 4)corporal, 5 e 6)emocional – interpessoal e intrapessoal, 7) naturalista, 8) Verbal 9) lógico-matemática, além de desenvolver suas virtudes.” (Práticas Pedagógicas Vivenciais, pág. 20 e 21)
FONTE: Livro “Práticas Pedagógicas Vivenciais – Exercícios para
trabalhar: Valores, atitudes, afetividade, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas, autoconhecimento e autoestima”.Vilmabel Soares. 3º Edição. Editora Vozes/Petrópolis/RJ.
2014.
Onde adquirir: www.espacobelartes.com.br/
Referências Bibliográficas:
Práticas Pedagógicas Vivenciais. Editora Vozes. Vilmabel Soares. Livro INDICADO pelo PORTAL do PROFESSOR do MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664
Livro - Jogos Para Estimulação Das Multiplas Inteligencias
Neste manual, Celso Antunes propõe mais de trezentos e trinta jogos ou propostas de estímulos para trabalharmos as inteligências lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista, pictória e as inteligências pessoais. É uma obra destinada a professores, estudantes de magistério e pedagogia, psicólogos, psicopedagogos, diretores, orientadores educacionais, pais e profissionais de RH.
<<<Adquira os livros autografados pela autora aqui>>>segunda-feira, 16 de março de 2015
Meditação nas escolas...
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/projeto-leva-meditacao-as-escolas/3320255/
Meditação passiva e ativa...
Meditação passiva e ativa...
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015
PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INSCRIÇÕES ABERTAS 03/03/2015
A Teoria das Inteligências Múltiplas veio para revolucionar a educação derrubando o conceito de QI e comprovando que somos todos dotados de Inteligências Múltiplas (Teoria de Gardner, norte-americano, cientista, psicólogo educacional).
O Programa Inteligências Múltiplas propõe uma metodologia pedagógica interdisciplinar que facilita ao individuo expressar suas potencialidades/ Inteligências Múltiplas através de vivencias em grupo:
* Segunda-feira: Dia do Teatro - Inteligência pessoal: interpessoal e intrapessoal; Inteligência Social; Inteligência Sensorial; Inteligência Verbal
* Terça-feira: Dia do movimento corporal - Inteligência Corporal Energética
* Quarta-feira: Dia dos Jogos Lógicos - Inteligência Lógica
* Quinta-feira: Dia do Conto - Inteligência Ética
* Sexta-feira: Dia das Artes - Inteligência Criativa e Inteligência Emocional Expressiva
O Programa desperta o aluno para o melhor relacionamento interpessoal, melhor comunicação e expressão, autoestima, criatividade, percepção, espontaneidade, autoconfiança, dinamismo, empatia, persuasão e noções lógicas de silogismo.
"... o que as escolas deveriam fazer é ajudar os alunos a desenvolverem suas próprias potencialidades..." Roberto Shinyashiki - IstoÉ
Facilitadora: Vilmabel Soares - Escritora da Editora Vozes, Arteterapeuta e Educadora Brinquedista.
<<<Currículo Vilmabel>>>
Local: www.clinicaarthemysa.com.br/
Contato: vilmabel@espacobelartes.com.br Cel. (53) 99525859
Referências Bibliográficas:"Práticas Pedagógicas Vivenciais: exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas". Soares, Vilmabel. Editora Vozes/Petrópolis. 3o Edição - INDICADO no PORTAL DO MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664
"Dinâmicas de Grupos e Jogos - Psicodrama, Expressão Corporal, Criatividade, Meditação e Artes". Soares, Vilmabel. Editora Vozes/Petrópolis. 3o Edição
<<<Adquira os livros autografados pela autora aqui>>>
www.praticaspedagogicas.blogspot.com.br
A Teoria das Inteligências Múltiplas veio para revolucionar a educação derrubando o conceito de QI e comprovando que somos todos dotados de Inteligências Múltiplas (Teoria de Gardner, norte-americano, cientista, psicólogo educacional).
O Programa Inteligências Múltiplas propõe uma metodologia pedagógica interdisciplinar que facilita ao individuo expressar suas potencialidades/ Inteligências Múltiplas através de vivencias em grupo:
* Segunda-feira: Dia do Teatro - Inteligência pessoal: interpessoal e intrapessoal; Inteligência Social; Inteligência Sensorial; Inteligência Verbal
* Terça-feira: Dia do movimento corporal - Inteligência Corporal Energética
* Quarta-feira: Dia dos Jogos Lógicos - Inteligência Lógica
* Quinta-feira: Dia do Conto - Inteligência Ética
* Sexta-feira: Dia das Artes - Inteligência Criativa e Inteligência Emocional Expressiva
O Programa desperta o aluno para o melhor relacionamento interpessoal, melhor comunicação e expressão, autoestima, criatividade, percepção, espontaneidade, autoconfiança, dinamismo, empatia, persuasão e noções lógicas de silogismo.
"... o que as escolas deveriam fazer é ajudar os alunos a desenvolverem suas próprias potencialidades..." Roberto Shinyashiki - IstoÉ
Facilitadora: Vilmabel Soares - Escritora da Editora Vozes, Arteterapeuta e Educadora Brinquedista.
<<<Currículo Vilmabel>>>
Local: www.clinicaarthemysa.com.br/
Contato: vilmabel@espacobelartes.com.br Cel. (53) 99525859
Referências Bibliográficas:"Práticas Pedagógicas Vivenciais: exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas". Soares, Vilmabel. Editora Vozes/Petrópolis. 3o Edição - INDICADO no PORTAL DO MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664
"Dinâmicas de Grupos e Jogos - Psicodrama, Expressão Corporal, Criatividade, Meditação e Artes". Soares, Vilmabel. Editora Vozes/Petrópolis. 3o Edição
<<<Adquira os livros autografados pela autora aqui>>>
www.praticaspedagogicas.blogspot.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)