Equipe Produção Cultural Portal Escritores Vozes
quinta-feira, 19 de março de 2015
quarta-feira, 18 de março de 2015
PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (07 a 14 anos)
http://www.escoladainteligencia.com.br/santa-isabel-investe-na-educacao-emocional-das-criancas/
“Pedagogia na PRÁTICA
Dentro da atmosfera de educação formal, o peso das expectativas de desempenho do rendimento escolar inibe os processos criativos. O medo de errar e o compromisso com o êxito nas notas estimulam o aluno a percorrer os caminhos sugeridos pelo sistema. No entanto, nos espaços de educação informal, por exemplo: PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, as opções criativas podem provocar o despertar/ surgimento de habilidades que expressem talentos pessoais, apontando diretrizes para o enfoque da vocação de cada ser, na sua realização pessoal e no futuro em sua realização profissional.
Atualmente, o ensino no sistema educacional é trabalhado basicamente em duas inteligências, das nove Inteligências Múltiplas (Gardner) que o ser humano possa desenvolver: linguística verbal e lógico-matemática. Entretanto, mesmo as disciplinas de Educação Física e Educação Artística, as quais facilitam a maior expressividade de habilidades do aluno e que estariam mais propícias para o despertar das demais inteligências, porém estão muito comprometidas com o sistema educacional como as demais disciplinas que têm grade curricular a cumprir, trabalhos a serem feitos e avaliações exigidas para cumprimento do sistema educacional.
Na metodologia de ensino de nossos ancestrais – Método Gestão de Talentos – em algumas culturas antigas as profissões eram passadas da seguinte forma: os avós incentivaram as crianças as diferentes tarefas. Após constatar o que elas tinham mais facilidade de fazer, esse era considerado como principal talento. Logo, encaminhavam essa criança para um mestre desse mesmo talento, o qual passava a praticar tal atividade com satisfação – missão evolutiva com seu mestre. Não havia conceito de trabalho. Exercer o que temos aptidão é transcender, é cumprimento de missão, é exercer a vocação – é ser feliz!
Portanto, como facilitadora do processo ensino-aprendizagem sugiro Práticas Pedagógicas Vivenciais [PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS], vivencias essas que permitem ao indivíduo brincar, sentir, se expressar, criando e despertando suas Inteligências Múltiplas1)espacial, 2)pictórica, 3)musical, 4)corporal, 5 e 6)emocional – interpessoal e intrapessoal, 7) naturalista, 8) Verbal 9) lógico-matemática, além de desenvolver suas virtudes.” (Práticas Pedagógicas Vivenciais, pág. 20 e 21)
FONTE: Livro “Práticas Pedagógicas Vivenciais – Exercícios para
trabalhar: Valores, atitudes, afetividade, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas, autoconhecimento e autoestima”.Vilmabel Soares. 3º Edição. Editora Vozes/Petrópolis/RJ.
2014.
Onde adquirir: www.espacobelartes.com.br/ livros
“Pedagogia na PRÁTICA
Dentro da atmosfera de educação formal, o peso das expectativas de desempenho do rendimento escolar inibe os processos criativos. O medo de errar e o compromisso com o êxito nas notas estimulam o aluno a percorrer os caminhos sugeridos pelo sistema. No entanto, nos espaços de educação informal, por exemplo: PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, as opções criativas podem provocar o despertar/ surgimento de habilidades que expressem talentos pessoais, apontando diretrizes para o enfoque da vocação de cada ser, na sua realização pessoal e no futuro em sua realização profissional.
Atualmente, o ensino no sistema educacional é trabalhado basicamente em duas inteligências, das nove Inteligências Múltiplas (Gardner) que o ser humano possa desenvolver: linguística verbal e lógico-matemática. Entretanto, mesmo as disciplinas de Educação Física e Educação Artística, as quais facilitam a maior expressividade de habilidades do aluno e que estariam mais propícias para o despertar das demais inteligências, porém estão muito comprometidas com o sistema educacional como as demais disciplinas que têm grade curricular a cumprir, trabalhos a serem feitos e avaliações exigidas para cumprimento do sistema educacional.
Na metodologia de ensino de nossos ancestrais – Método Gestão de Talentos – em algumas culturas antigas as profissões eram passadas da seguinte forma: os avós incentivaram as crianças as diferentes tarefas. Após constatar o que elas tinham mais facilidade de fazer, esse era considerado como principal talento. Logo, encaminhavam essa criança para um mestre desse mesmo talento, o qual passava a praticar tal atividade com satisfação – missão evolutiva com seu mestre. Não havia conceito de trabalho. Exercer o que temos aptidão é transcender, é cumprimento de missão, é exercer a vocação – é ser feliz!
Portanto, como facilitadora do processo ensino-aprendizagem sugiro Práticas Pedagógicas Vivenciais [PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS], vivencias essas que permitem ao indivíduo brincar, sentir, se expressar, criando e despertando suas Inteligências Múltiplas1)espacial, 2)pictórica, 3)musical, 4)corporal, 5 e 6)emocional – interpessoal e intrapessoal, 7) naturalista, 8) Verbal 9) lógico-matemática, além de desenvolver suas virtudes.” (Práticas Pedagógicas Vivenciais, pág. 20 e 21)
FONTE: Livro “Práticas Pedagógicas Vivenciais – Exercícios para
trabalhar: Valores, atitudes, afetividade, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas, autoconhecimento e autoestima”.Vilmabel Soares. 3º Edição. Editora Vozes/Petrópolis/RJ.
2014.
Onde adquirir: www.espacobelartes.com.br/
Referências Bibliográficas:
Práticas Pedagógicas Vivenciais. Editora Vozes. Vilmabel Soares. Livro INDICADO pelo PORTAL do PROFESSOR do MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664
Livro - Jogos Para Estimulação Das Multiplas Inteligencias
Neste manual, Celso Antunes propõe mais de trezentos e trinta jogos ou propostas de estímulos para trabalharmos as inteligências lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista, pictória e as inteligências pessoais. É uma obra destinada a professores, estudantes de magistério e pedagogia, psicólogos, psicopedagogos, diretores, orientadores educacionais, pais e profissionais de RH.
<<<Adquira os livros autografados pela autora aqui>>>segunda-feira, 16 de março de 2015
Meditação nas escolas...
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/projeto-leva-meditacao-as-escolas/3320255/
Meditação passiva e ativa...
Meditação passiva e ativa...
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015
PROGRAMA INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INSCRIÇÕES ABERTAS 03/03/2015
A Teoria das Inteligências Múltiplas veio para revolucionar a educação derrubando o conceito de QI e comprovando que somos todos dotados de Inteligências Múltiplas (Teoria de Gardner, norte-americano, cientista, psicólogo educacional).
O Programa Inteligências Múltiplas propõe uma metodologia pedagógica interdisciplinar que facilita ao individuo expressar suas potencialidades/ Inteligências Múltiplas através de vivencias em grupo:
* Segunda-feira: Dia do Teatro - Inteligência pessoal: interpessoal e intrapessoal; Inteligência Social; Inteligência Sensorial; Inteligência Verbal
* Terça-feira: Dia do movimento corporal - Inteligência Corporal Energética
* Quarta-feira: Dia dos Jogos Lógicos - Inteligência Lógica
* Quinta-feira: Dia do Conto - Inteligência Ética
* Sexta-feira: Dia das Artes - Inteligência Criativa e Inteligência Emocional Expressiva
O Programa desperta o aluno para o melhor relacionamento interpessoal, melhor comunicação e expressão, autoestima, criatividade, percepção, espontaneidade, autoconfiança, dinamismo, empatia, persuasão e noções lógicas de silogismo.
"... o que as escolas deveriam fazer é ajudar os alunos a desenvolverem suas próprias potencialidades..." Roberto Shinyashiki - IstoÉ
Facilitadora: Vilmabel Soares - Escritora da Editora Vozes, Arteterapeuta e Educadora Brinquedista.
<<<Currículo Vilmabel>>>
Local: www.clinicaarthemysa.com.br/
Contato: vilmabel@espacobelartes.com.br Cel. (53) 99525859
Referências Bibliográficas:"Práticas Pedagógicas Vivenciais: exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas". Soares, Vilmabel. Editora Vozes/Petrópolis. 3o Edição - INDICADO no PORTAL DO MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664
"Dinâmicas de Grupos e Jogos - Psicodrama, Expressão Corporal, Criatividade, Meditação e Artes". Soares, Vilmabel. Editora Vozes/Petrópolis. 3o Edição
<<<Adquira os livros autografados pela autora aqui>>>
www.praticaspedagogicas.blogspot.com.br
A Teoria das Inteligências Múltiplas veio para revolucionar a educação derrubando o conceito de QI e comprovando que somos todos dotados de Inteligências Múltiplas (Teoria de Gardner, norte-americano, cientista, psicólogo educacional).
O Programa Inteligências Múltiplas propõe uma metodologia pedagógica interdisciplinar que facilita ao individuo expressar suas potencialidades/ Inteligências Múltiplas através de vivencias em grupo:
* Segunda-feira: Dia do Teatro - Inteligência pessoal: interpessoal e intrapessoal; Inteligência Social; Inteligência Sensorial; Inteligência Verbal
* Terça-feira: Dia do movimento corporal - Inteligência Corporal Energética
* Quarta-feira: Dia dos Jogos Lógicos - Inteligência Lógica
* Quinta-feira: Dia do Conto - Inteligência Ética
* Sexta-feira: Dia das Artes - Inteligência Criativa e Inteligência Emocional Expressiva
O Programa desperta o aluno para o melhor relacionamento interpessoal, melhor comunicação e expressão, autoestima, criatividade, percepção, espontaneidade, autoconfiança, dinamismo, empatia, persuasão e noções lógicas de silogismo.
"... o que as escolas deveriam fazer é ajudar os alunos a desenvolverem suas próprias potencialidades..." Roberto Shinyashiki - IstoÉ
Facilitadora: Vilmabel Soares - Escritora da Editora Vozes, Arteterapeuta e Educadora Brinquedista.
<<<Currículo Vilmabel>>>
Local: www.clinicaarthemysa.com.br/
Contato: vilmabel@espacobelartes.com.br Cel. (53) 99525859
Referências Bibliográficas:"Práticas Pedagógicas Vivenciais: exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas". Soares, Vilmabel. Editora Vozes/Petrópolis. 3o Edição - INDICADO no PORTAL DO MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664
"Dinâmicas de Grupos e Jogos - Psicodrama, Expressão Corporal, Criatividade, Meditação e Artes". Soares, Vilmabel. Editora Vozes/Petrópolis. 3o Edição
<<<Adquira os livros autografados pela autora aqui>>>
www.praticaspedagogicas.blogspot.com.br
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
QUEM É Vilmabel Soares?
QUEM É Vilmabel Soares?
Vilmabel
Soares, a menina que brincava de escrever e fabricar livros, hoje escritora da Editora Vozes, Educadora Brinquedista, Arteterapeuta e Administradora do Portal Escritores Vozes - www.escritoresvozes.com.br
Autora dos
livros:
1º) “Práticas Pedagógicas Vivenciais –
Exercícios Práticos que trabalham: valores, atitudes, afetividade, autoestima,
relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento.
Editora Vozes, 3º Edição. Vilmabel Soares - INDICADO no PORTAL do PROFESSOR do MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664
2º) “Dinâmicas de Grupos e Jogos –
Psicodrama, expressão Corporal, criatividade, meditação e artes. Editora Vozes,
3o Edição. Vilmabel Soares.
3º) “EU E O ESPELHO – Um Guia para
Auxiliar na CURA do câncer através do Pensamento Positivo. Editora Escortecci.
Vilmabel Soares.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Pós-graduada em
Arteterapia no INFAPA - Instituto da Família de Porto Alegre/RS. Estudou Teatro
no TEPA/Porto Alegre/RS e Formação Educadora (a) Brinquedista no Instituto
Sevigné – Porto Alegre/RS. É formada em Matemática Licenciatura – FURG/Rio
Grande/RS e Habilitação Magistério.estudou Teatro no TEPA- Teatro Escola de porto Alegre. É membro da Associação Brasileira de
Brinquedotecas – ABBri e da Associação Gaúcha de Escritores - AGEs.
ATIVIDADES
Em 2015 Administradora do Portal Escritores Vozes - www.escritoresvozes.com.br
Em 2014 facilitou Workshop dando abertura ao Volta As Aulas com os professores da APAE de São José do Norte/RS com o tema: Motivação e Saúde emocional com Arteterapia.
Em 2014 facilitou Workshop dando abertura ao Volta As Aulas com os professores da APAE de São José do Norte/RS com o tema: Motivação e Saúde emocional com Arteterapia.
Em
outubro de 2014 lança seu 3º livro - Um GUIA para auxiliar na CURA do câncer de
mama através do Pensamento Positivo, o qual foi escrito durante os seis meses
de tratamento de quimioterapia, com superação se curou e NÃO passou por
cirurgia, pois após a 4o quimioterapia obteve como diagnóstico: "achados
benignos". Aos 17 de
outubro de 2014, Vilmabel Soares, facilita uma palestra com tema: Motivação e
Arteterapia, além do trabalho de conscientização com a prevenção e tratamento
relacionado ao câncer de mama, no auditório da Escola Municipal Alceu Colares -
CAIC, em São José do Norte/RS
Em outubro de 2014, mês do
outubro Rosa, faz o LANÇAMENTO do seu 3º livro em Torres/RS.
Em novembro participa da Sessão de Autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre/RS.
Em novembro participa da Sessão de Autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre/RS.
Em 2013
participa do fechamento do ano letivo com as professora da Escola São José em
São José do Norte/RS com a palestra com o tema: A Importância das Práticas
Pedagógicas em sala de aula.
Em 2013 lançou
seu 2o livro: "Dinâmicas de Grupos e Jogos – Psicodrama - Expressão
Corporal – Criatividade – Meditação e Artes." na feira do livro da FURG
com seu lançamento e Sessão de Autógrafos.
Em 2011 e 2012 facilita oficinas de arte-educação e arteterapia no Espaço Bel’artes.
Em 2010 foi publicado seu 1º livro pela conceituada Editora Vozes: "Práticas Pedagógicas Vivenciais – exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento" baseado em suas experiências como professora, em suas experiências vivenciais como aluna do curso de Teatro e Educador(a) Brinquedista e em suas leituras diversas voltadas para educação e artes. Aos sete de março, participou da Feira do Livro da FURG com o lançamento do seu 1º livro: Sessão de Autógrafos. Aos quinze de outubro palestrou no auditório da Livraria Vanguarda: A Importância das Práticas Pedagógicas em Homenagem ao Dia do Professor.
Em 2011 e 2012 facilita oficinas de arte-educação e arteterapia no Espaço Bel’artes.
Em 2010 foi publicado seu 1º livro pela conceituada Editora Vozes: "Práticas Pedagógicas Vivenciais – exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal, inteligências múltiplas e autoconhecimento" baseado em suas experiências como professora, em suas experiências vivenciais como aluna do curso de Teatro e Educador(a) Brinquedista e em suas leituras diversas voltadas para educação e artes. Aos sete de março, participou da Feira do Livro da FURG com o lançamento do seu 1º livro: Sessão de Autógrafos. Aos quinze de outubro palestrou no auditório da Livraria Vanguarda: A Importância das Práticas Pedagógicas em Homenagem ao Dia do Professor.
Em 2008 passou
pela Casa de Cultura de Porto Alegre a convite de seu professor e diretor de
teatro, Reissoli Moreira, o qual teve como projeto reerguer a Casa de Cultura. No 2º semestre de 2008, foi coordenadora do Projeto Teatro Pedagógico no Grupo
de Teatro Caras de Pau em São José do Norte/RS. Além de coordenadora do
Festival de Talentos da Escola Admar Corrêa/Rio Grande/RS.
Em 2004 e 2005
exerceu a profissão de professora de Matemática regente de turma na Escola
Admar Corrêa em Rio Grande/RS.
Em 2002 e 2003 trabalhou como voluntária na Escola Miguel Couto em Rio Grande/Rs.
Em 2002 e 2003 trabalhou como voluntária na Escola Miguel Couto em Rio Grande/Rs.
Em 2001 trabalhou como voluntária da Casa do Menor também
em Rio Grande/RS.
Em 2000 trabalhou como voluntária Amigos da Escola, na
Escola Agnella do Nascimento em Rio Grande/RS.
CONTATO
(53) 99525859 ou
(53) 81381819
www.espacobelartes.com.br
Os livros podem serem adquiridos, autografado pela autora pelo Espaço
Bel'artes - www.espacobelartes.com.br/livros.htm
O livro EU E O ESPELHO - Um GUIA para auxiliar na CURA do CÂNCER de mama através do PENSAMENTO POSITIVO LANÇAMENTO no Outubro Rosa!
<<< Adquira seu livro autografado aqui >>>
<<< Adquira seu livro autografado aqui >>>
OS LIVROS DA AUTORA ENCONTRAM-SE EM TODAS AS LIVRARIAS DO BRASIL E PORTUGAL: Cultura, Saraiva, Submarino, Siciliano, Americanas, entre tantas outras...
ONDE ADQUIRIR?
Práticas Pedagógicas Vivenciais. Editora Vozes. Livro INDICADO pelo PORTAL do PROFESSOR do MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2664
segunda-feira, 17 de março de 2014
PROJETO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISITANDO AS ESCOLAS
1.
Projeto: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISITANDO AS ESCOLAS
2.
Objetivo: O Projeto tem o objetivo de inovar a educação levando até
as escolas orientação profissional e recurso material didático-pedagógico
(livros da autora) aos professores para que eles possam facilitar aos alunos a Educação Formativa Comportamental (valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal) e suas potencialidades/inteligências múltiplas (Gardner).
3)
Data Início:
4)
Local: Escolas municipais, estaduais e particulares.
5)
Público Alvo: 5o a 8o série e 2o grau.
6)
Justificativa:
Esse trabalho contribuirá em
especial para trazer soluções que tanto afligem aos professores no decorrer do ano
letivo, tais como: Falta de atenção e
interesse dos alunos pelo aprendizado; Inversão de valores; Indisciplina quanto às
atitudes dos alunos pelos professores e colegas. Além do desenvolvimento da criança e do adolescente em todos os aspectos e o despertar e expressar das potencialidades/inteligências múltiplas.
"... o que as escolas deveriam fazer é ajudar os alunos a desenvolverem suas próprias potencialidades..." Roberto Shinyashiki - IstoÉ
"... o que as escolas deveriam fazer é ajudar os alunos a desenvolverem suas próprias potencialidades..." Roberto Shinyashiki - IstoÉ
7)
Conteúdo programático:
a) Abertura: Apresentação e
integração dos facilitadores e professores. (10 minutos).
b) Apresentação das obras e
distribuição. (30 minutos) – Vilmabel Soares.
c) Mesa Redonda - Debate entre
professores e escritora: A importância das Práticas Pedagógicas nas escolas e
sugestões que os educadores devem tomar para facilitar o processo
ensino-aprendizagem. (40 minutos). Vilmabel Soares.
d) Como aplicar as práticas pedagógicas vivenciais em sala de aula sem interferir na grade curricular escolar, e ainda ganhando mais tempo? (30 minutos)
d) Como aplicar as práticas pedagógicas vivenciais em sala de aula sem interferir na grade curricular escolar, e ainda ganhando mais tempo? (30 minutos)
e) Práticas vivenciais de arte-educação e arteterapia que possibilitam ao professor: sentir, criar e transformar. (40
minutos). Vilmabel Soares.
f) Fechamento: Sessão de
Autógrafos e coffe-breack. (40 minutos). Vilmabel Soares e professores.
8.
Metodologia:
O Projeto será executado de
maneira teórico e vivencial:
· Teórico – Será distribuído com mais de
160 (cento e sessenta) dinâmicas de grupo, os dois exemplares da professora e
escritora, Vilmabel Soares – Práticas Pedagógicas Vivenciais e Dinâmicas de
Grupos e Jogos à todos professores que
participarem do projeto.
· Prático – Será facilitado aos
professores de maneira vivencial, diversas práticas vivenciais de arte-educação, arteterapia e discussões em torno das Práticas Pedagógicas, Educação Formativa Comportamental (valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento interpessoal) e potencialidades/inteligências múltiplas (Gardner) dos alunos, além de vivencias que despertarão o professor a sentir, criar e transformar o ambiente escolar.
9.
Técnicas: As técnicas que serão aplicadas conforme os livros da autora:
dinâmicas de grupo e jogos explorando o psicodrama, expressão corporal,
criatividade, meditação e artes através da arte-educação e da arte-terapia.
Essas técnicas serão instruídas aos professores para que sejam aplicadas
intercaladas em sala de aula, entre um conteúdo e outro. Por exemplo, se a
turma tiver muito agitada é importante que se pare com o conteúdo e aplique uma
dinâmica de meditação e relaxamento, outra que trabalhe com os valores,
afetividade, atitudes, autoestima, relacionamento interpessoal,... Conforme necessidade
da turma se aplica uma dinâmica adequada.
Estará se ganhado tempo!
PODEMOS IR ATÉ SUA ESCOLA!
10.
Recursos:
É necessário que cada escola
disponibilize 3 (três) horas consecutivas em um turno, uma sala com número de
cadeiras e classes igual ao número de participantes e uma cadeira e uma classe
para a facilitadora.
OS LIVROS DA AUTORA ENCONTRAM-SE EM TODAS AS LIVRARIAS DO BRASIL E PORTUGAL: Cultura, Saraiva, Submarino, Siciliano, Americanas, entre tantas outras...


ONDE ADQUIRIR?
Assinar:
Postagens (Atom)